rio grande do sul

Laboratório fará mais 250 testes de coronavírus por dia no RS

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Secretaria de Saúde RS (Divulgação)

O governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann anunciaram, durante uma transmissão ao vivo (veja abaixo) na tarde desta terça-feira, que o Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) vai ampliar os testes para o coronavírus no Estado. Passarão a ser testados todos os trabalhadores que apresentarem sintomas da Covid-19, das áreas da saúde e segurança, e estiverem afastados de suas funções por conta disso a partir de hoje. 

Serviços de telemedicina de Santa Maria registram queda nos atendimentos

Atualmente, por conta da falta de insumos, estavam sendo testados somente pacientes que estivessem internados nos hospitais. O Lacen, hoje, realiza até 400 testes por dia. 

A ampliação será possível porque o Estado contratou um laboratório particular para fazer cerca de 250 exames adicionais por dia - a empresa M&S Produtos Agropecuários Ltda. A própria empresa, que tem contrato de seis meses podendo ser prorrogado por mais meio ano, é quem vai fornecer os insumos. Os resultados serão enviados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde em até 24 horas. 

Um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também deve ser assinado, até esta quarta-feira, para fazer um lote inicial de 500 testes e depois, com mais insumos adquiridos pelo Estado, a universidade deve seguir auxiliando na realização dos exames. 

- Essa fase precisa testar cada vez até para subsidiar a tomada de decisão em relação, inclusive, ao distanciamento social. Quanto mais exames, mais testes, poderemos saber o quanto a doença se dissemina na população - explicou Leite. 

CONTRATAÇÕES
O governador também anunciou o reforço de atendimento dos casos de coronavírus com a contratação de 17 profissionais - 2 médicos, 7 enfermeiros, 4 farmacêuticos e 4 biólogos -  para o Laboratório Central do Estado. Na última semana, o Estado já havia anunciado a contratação de 13 técnicos de enfermagem. Na próxima semana, Leite afirmou que mais 20 médicos serão contratados para regulação de leitos hospitalares. 

- Esses profissionais irão reforçar uma das estruturas mais importantes, que é o nosso Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em especial o Lacen. Além disso, nós já providenciamos a compra de um extrator, para poder dar mais agilidade nos resultados - completou a secretária estadual de Saúde Arita Bergmann.

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça

COVID-19 JÁ ATINGE 67 MUNICÍPIOS
De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul registra nesta terça 508 casos confirmados do coronavírus em 67 municípios gaúchos. A faixa etária predominante é entre os 30 e 39 anos (96 casos), seguida por idosos entre 60 e 69 anos (95 casos). 

Já são oito óbitos confirmados - 5 em Porto Alegre, 2 em Novo Hamburgo e 1 em Ivoti. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Clínicas particulares seguem sem doses da vacina contra gripe

Próximo

Serviços de telemedicina de Santa Maria registram queda nos atendimentos

Saúde